domingo, 11 de novembro de 2012

Do outro lado - Fatih Akin. Projeto Um filme quando valha à pena



Do outro Lado
(TUR/AL.2010)
Diretor: Fatih Akin

Um velho escroto vai a um puteiro, descobre que a moça é turca e lhe propoe morar e transar exclusivamente com ele, que lhe pagaria os 3 mil euros que levantava no serviço sexual. “Como?” pergunta ela, ao que ele responde que tem sua aposentadoria, uns terrenos na Turquia, e o filho que é professor em uma universidade alemã “complementaria” o que fosse necessário.

Ela topa, o velho que é um escroto de marca maior, acaba por matar Yeter, sua acompanhante oficial, e vai em cana. Seu filho desgostoso parte para a Turquia, tentando achar a filha de Yeter a quem deseja auxiliar, pagando-lhe os estudos. Acaba por comprar uma livraria especializada em obras em alemão no centro de Istambul.

Ele nunca encontrará a filha, revolucionária radical que acaba fugindo para a Alemanha quando ele está na Turquia, envolvendo-se com uma alemã e ....

O filme é todo especular, situações que se espelham, nunca da mesma forma, mas sempre iluminando “o outro lado”, a outra face da moeda, que é a mesma moeda, mas é também outra moeda, são situações que se aproximam, mas nunca são iguais, o que é um modo muito delicado de dizer das diferenças culturais, sem marcar valores, mas sem omitir diferenças, e é pela diferença que poderá ocorrer o reconhecimento da identidade, não a que se imaginava ter, mas aquela única, forjada na intensidade da vida vivida na relação última, mas esta parte eu não posso contar, veja!

Eu adoraria poder recomendar os outros filmes do diretor Fatih Akin, mas infelizmente ele é bem irregular, seu Contra a Parede é apenas médio, e o filme posterior a Do outro lado, é o ruim Soul Kitchen, então não se anime muito na filmografia, infelizmente...







Nenhum comentário:

Postar um comentário