sexta-feira, 16 de novembro de 2012

Dez minutos para o paraíso - Projeto Um filme quando valha a pena



Dez minutos para o paraíso
(Dinamarca.2012)
Diretor: Mads Matthiesen

Sensacional filme sobre o improvável. Dennis é um fisiculturista, daquelas massas de músculos que imaginamos serem habitadas por neandertais modernos, entretanto é um doce de pessoa, tímido, contido, um fofo. Por sinal o titulo em inglês do filme capta bem o espírito do personagem, Teddy Bear, ele é um urso, fofo.

Vai à Tailândia seguindo as indicações de um tio, que importou esposa de lá. Evidentemente as esposas disponíveis são prostitutas e Dennis não se entrosa com nenhuma. Mas conhece a dona de uma academia e com ela, que é uma mulher comum, consegue desenvolver um afeto genuíno.

Ela migra para a Dinamarca, onde a mãe ultra possessiva de Dennis não aceita a situação e tenta até o fim evitar que este cresça e siga sua vida.

Contado assim o filme é uma história de amor. E é efetivamente. Mas a delicadeza e a surpresa dos personagens e situações faz com que o filme fique acima da media e do registro usual. Nem tudo ou todos parecem o que são, e são o que parecem. Dennis não se integra com as meninas tailandesas, mas ao chegar à academia parece ter entrado em seu habitat, em algum momento pensamos se ele seria gay, mas não é isso, ele não se encaixa, e o filme é também e principalmente sobre essa busca do criar um espaço e relações nos quais se possa sentir “em casa”. Sobre qual é o seu lugar no mundo.





Nenhum comentário:

Postar um comentário