quarta-feira, 11 de janeiro de 2012

A separação. Irã - 2011 Projeto um filme quando valha a pena.




A separação. Irã, 2011
Projeto Um filme quando valha a pena

Filmes Iraniananos tem uma longa tradição de serem difíceis de asistir. Por difíceis cada um entende o que lhe apraz, alguns acham chatos, outros lentos, outros confusos, outros diferentes e por aí vai a tradição ocidental na fruição desse tipo de filme.

A separação (o título original é A separação de Nader e Simin) fala sobre... uma separação, evidentemente. Um casal chega ao limite e resolve, ou melhor dizendo, a esposa resolve que não dá mais. O marido entra numa intransigência sobre o divórcio e eles passam o filme todo nessa tensão sobre vai ou não vai se concretizar. No meio disso uma filha teen que não quer que os pais se separem e uma família estendida com algumas complicações.

Contado assim possivelmente pensaríamos que o filme é como qualquer outro filme, um Kramer vs Kramer muçulmano quem sabe.

Mas, para a alegria de qualquer cinéfilo, um tema nunca é o que interessa num filme, pelo menos não exclusivamente o que interessa, mas o COMO o tema se desenvolve, se articula com outros temas e, no que me toca, o que este tema ilumina da vida de cada um de nós, e da forma como líamos com esse tema e os temas articulados.

E aí o filme é lindo, uma tensão constante, aparentemente sem fim e num crescendo que vai nos deixando angustiados. A diferença ocidente-oriente vai sesenhando-se com mais e mais nitidez, mas a identidade também vai marcando o papel, fazendo uma complexidade cada vez mais interessante aflorar no filme, e para culminar, um final que é absolutamente insuperável e que não vou contar aqui por duas razões: primeira - para que quem quiser possa desfrutar e; segunda – porque não há o que contar, e esse é um dos grande méritos do filme!!

Provavelmente o filme não chegará ao circuito, então colo abaixo o link para o depositório universal da produção cultural da humanidade...

http://www.4shared.com/zip/M3XZD0-3/Se_pa_ra_cao.html



2 comentários:

  1. Hummm... Acha que é uma película "familiar"? Dá prá por todo mundo no sofá prá assisitir?

    ResponderExcluir
  2. nao sei se a molecada vai curtir, porque o tema não é infanto juvenil, mas nao tem cenas hardcore, se é o que vc quer saber...

    ResponderExcluir