terça-feira, 11 de setembro de 2012

O equilibrista - Projeto Um filme quando valha a pena



O equilibrista
(EUA.2008)
Diretor: James Marsh


Um filme bom é aquele que você lembra, quer assistir de novo, assiste e termina com a firme impressão que o filme é bom mesmo!

Este é um desses filmes. Quando ganhou o Oscar de melhor documentário em 2009 achei que valia a pena dar uma olhada, sempre com um pé atrás porque Oscar não é premio para a qualidade, mas para a Indústria do cinema então...

E amei. Passados anos resolvi rever, em sessão familiar, e descobrir se minhas lembranças teriam se transformado em outra coisa. Não. O filme é de uma poesia rara no cinema e mais rara ainda num documentário, que por definição do gênero, “documenta” e, com isso, deixa usualmente pouca margem para a poesia e a imaginação.

Um equilibrista e seus amigos tramam estender um cabo entre as torres gêmeas de Manhattan, estamos no ano de 1974, os EUA não eram a potência que se tornaram depois, não criavam tantos inimigos como criaram depois e nem tampouco tinham passado pelo 11 de setembro que... destruiu as torres gêmeas! Ninguém nunca mais poderá fazer isso de novo! Como um verdadeiro ato poético, ocorreu uma única e irrecuperável vez.

Toda a trama da preparação, as visitas à construção das torres, os preparativos meticulosamente detalhados, a reconstrução do “como teria sido”, as idas e vindas em flashbacks, entrevistas de época e atuais, com todos os participantes, tudo isso vai construindo um clima emocional, envolvente, que culmina com as imagens do dia da travessia.

E ali entendemos o que é arte. Ali vemos que um equilibrista, alguém que não relacionamos diretamente com o meio artístico, mas com a técnica do equilíbrio e do circo, concretizar depois de muitas horas de preparação, um espetáculo: o espetáculo de criar poesia na cidade, e de fazer para todos um evento único, abrir um espaço de ruptura com a correria, os sentidos do viver urbano e do viver em si: o risco da morte valendo a beleza do desafiar.





Nenhum comentário:

Postar um comentário